Dizem que esse lugar inspirou Walt Disney quando ele fez o castelo da Cinderela. E o “Schloss Neuschwanstein” seria capaz de inspirar qualquer um com tanta beleza! Esse local é outro daqueles que todo viajante deve ir algum dia na vida. Ele fica na região da Baviera, que seria ao final da Rota Romântica na Alemanha, no vilarejo de Schwangau, perto da cidade de Füssen, no sul do país (a 2 horas de Munique).
O castelo de Neuschwanstein começou a ser construído pelo excêntrico rei Ludwig II em 1869, mas não foi concluído por causa de sua morte, em 1886. Neuschwanstein significa “Novo Cisne de Pedra”, e foi baseado nas obras do compositor Richard Wagner, que o rei tanto admirava. O rei passou sua infância em outro castelo próximo, o Hohenschwangau (“Castelo do Grande Condado do Cisne”). Ele queria construir um outro castelo que fosse ainda mais impressionante que o que viveu, e que fosse mais recluso também. Por isso ele contratou não um engenheiro para a construção, mas um cenógrafo de teatro, talvez o que deixou esse lugar com um ar de conto de fadas.
Segundo Ludwig II, em carta a Richard Wagner, “A localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível”. O projeto previa mais de 300 cômodos, mas somente 14 foram finalizados, pois o rei (conhecido como “rei louco”) morreu em circunstâncias estranhas, foi encontrado afogado em um lago nas proximidades. Depois de sua morte o local foi aberto para visitação.
Algumas pessoas dormem em Füssen (como eu fiz), e outras visitam a partir de um bate e volta de Munique (a 2 horas de lá). Eu dormi em Füssen porque estava visitando a Áustria, então dei uma escapadinha para a Alemanha para visitar esse castelo. Seja como for, você precisa de pelo menos 1 dia inteiro para visitar a região, e se vier de Munique precisa sair bem cedo de lá. Saindo de Füssen, há um ônibus de linha (73 ou 78) que chega em Schwangau em cerca de 10 minutos. Antes de sair do ônibus anote os horários da volta, para não correr o risco de perder o último retorno a Füssen.
Para chegar em Füssen, vindo de Munique (München) ou de qualquer outra cidade em que esteja, você pode comprar uma passagem antecipada de trem pelo site da Bahn. Chegando em Schwangau, comprei na hora o ticket para visitar os dois castelos: Neuschwanstein e Hohenschwangau. Isso porque fui em maio, que não é um mês de alta temporada. Porém, recomendo que na alta temporada você compre o ingresso antecipadamente pelo site, pois dizem haver enormes filas e você perde muito tempo, e até há possibilidade de o ingresso se esgotar. Somente se programe para chegar no horário marcado, pois se não estiver na hora certa perderá seu ingresso.
No inverno (de 16 de outubro a 31 de março), o local funciona diariamente das 9h às 15h. Já no verão (de 1 de abril a 15 de outubro), abre das 8h às 17h. O ingresso para cada castelo separadamente custa 13 euros, mas se comprar os dois combinados custará 25 euros (pelo site há uma taxa de 1,80 euro a mais).
Para fazer a visita com calma, deixe 1h30 a 2h entre um castelo e outro. Primeiro, conheça o castelo Hohenschwangau. Se tiver comprado o ingresso on-line, antes precisará entrar em uma fila bem menor para retirá-lo. Com cerca de 10 a 15 minutos andando você acessa esse castelo. A visita guiada é em inglês ou alemão, mas você pode pegar um audioguia em português. Porém, em nenhum dos castelos é permitido tirar fotos do interior. O tour dura 30 minutos. Ao final dele, saia pelos fundos, há uma belíssima vista do lago desse local.
Depois, visite o Neuschwanstein. A subida para o castelo demora cerca de 30 minutos. Eu fui a pé, achei uma linda caminhada. Porém, se quiser pode subir de charrete ou de ônibus, que levará uns 10 minutos, e paga direto ao condutor. O ônibus não funciona no inverno, e custa 1,80 euro para subir e 1 euro para descer (com neve esse ônibus não opera). De charrete, o valor é de 6 euros para subir e 3 euros para descer.
A visita ao Neuschwanstein também dura 30 minutos. Todos os cômodos são impressionantes e com decoração bem trabalhada, é uma aula de história! Depois da visita, vá até a melhor vista desse incrível castelo: a ponte Marienbrücke. No inverno essa ponte fica fechada. A vista é perfeita! Às vezes forma-se até um trânsito de pessoas nela. Não deixe de ir, acho que é o auge do passeio!
Se sobrar tempo ou caso esteja por mais de um dia na região, em volta dos castelos há algumas lindas trilhas. Como eu estava dormindo em Füssen, após visitar os castelos consegui fazer uma delas. Debaixo do Neuschwanstein há uma bela e enorme cachoeira! Eu não sabia disso, e descobri ao avistá-la de cima da Marienbrücke. Virou uma missão conseguir descer nessa cachoeira. Depois de muito procurar, descobri uma escada de acesso que descia bem ao lado do castelo. Ela é meio escondida, então procure bem que vai achar! Seria possível fazer o trajeto ao contrário, pois a trilha termina atrás do estacionamento dos carros de passeio, mas talvez seja mais difícil de achar.
Descendo para a cachoeira maior, você pode continuar seguindo, há uma trilha bem demarcada, parte de cascalho e parte de passarelas. Ela é bem tranquila e curta. Margeando o rio, você verá lindíssimas paisagens e cachoeiras menores. Acho que para quem tem tempo, é um plus fazer essa pequena trilha. Você vai sair atrás do estacionamento, na parte de baixo dos castelos.
Eu só fiz essa trilha, mas acho que há outras perto do lago. Além disso, recomento fortemente que passeie pela bela cidade de Füssen. Eu dei uma volta rápida apenas, mas a cidade é realmente linda, com as montanhas nevadas ao fundo. Há mais informações sobre o local no site de venda de tickets que mencionei acima, neste site também e no site de Füssen.
Os castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau certamente vão te deixar encantado, é um lugar realmente mágico, e Füssen é um encanto!
Lindo Blog, sou de Florianópolis, e visitei Füssen em 2014. Não vimos essa trilha! Agora tenho um motivo para retornar hahahaha
Adorei.
Ela fica meio escondida mesmo… eu tive que subir a montanha 2x pra encontrar a entrada dela…. Com certeza, precisa retornar a Füssen! rs E fiquei sabendo que em volta do lago perto do castelo há outras trilhas… Obrigada por visitar o blog e volte sempre!