Corupá: a Rota das Cachoeiras

Corupá: a Rota das Cachoeiras

 

Este lugar vai te surpreender! Talvez poucos tenham ouvido falar dessa cidadezinha no norte de Santa Catarina, a 19 km de Jaraguá do Sul, 150 km de Curitiba e 85 km de Blumenau. Se você vem de longe, como eu, a visita pode ser combinada com outras cidades na região (cidadezinhas de Santa Catarina são muito charmosas e há diversas opções de locais próximos). Eu optei por alugar um carro em Curitiba e combinei minha visita com Blumenau e Pomerode. Já conheci pessoas que foram de ônibus para a cidade e seguiram para a reserva de táxi.

Cachoeira do Suspiro, a primeira
A trilha

 

Chegando pela estrada na cidade de Corupá é só seguir as placas por 14 km de estrada de cascalho em boas condições para a Rota das Cachoeiras de Corupá, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Emílio Fiorentino Battistella. Por que é tão legal visitar? Porque são 14 belíssimas cachoeiras, formadas pelo Rio Novo, ao longo de uma trilha de 2900 metros. Com certeza digo que cada metro é uma surpresa, pois, apesar da mais esperada queda d’água ser a última, com 125 m de altura, todas as outras pelo caminho também são exuberantes.

Banheira
Olha a subida

Sugiro telefonar antes de ir (47-3375 2232), pois da primeira vez que tentei fazer a visita o local estava fechado por conta de as chuvas de verão terem derrubado a ponte de acesso. Para conhecer a Reserva é preciso comprar um ingresso no valor de R$ 10,00 que NÃO é vendido no local. Você pode adquirir o ingresso a 10 km da entrada no Mercado Fossili, ou então a 700 m antes dela no antigo Camping Conrad (Camping e Restaurante Rio Novo). Não se esqueça!

Três Patamares
Cachoeira Pousada do Café
Cachoeira Pousada do Café

A RPPN é muito organizada e tem boa infraestrutura, o centro de visitantes do local orienta sua visita. Para acessar as cachoeiras há duas trilhas: a Passa-Águas e a do Araçá. Não é necessário guia, pois elas são bem sinalizadas, algumas partes até com corrimão e pontes, além de lixeiras. Pela trilha Passa-Águas, com 2.900 m de extensão e 600 m de desnível, você percorre o caminho passando por todas as 14 cachoeiras (a 13ª está interditada). Já pela trilha do Araçá você vai da primeira até a última, sem passar pelas outras.

Olha a subida!
Confluência

A trilha no geral é fácil, mas é bem íngreme. Acredito que a maioria dos visitantes consiga percorrer ela toda, parando para descansar conforme a subida exige, principalmente no trecho final, o mais íngreme. Não é uma trilha difícil, mas é importante ir de tênis. O tempo médio dela é de 3,5 horas para ir e voltar, dependendo do quanto parar em cada cachoeira.

Palmito
Surpresa (é o nome da cachoeira rs)

A primeira cachoeira fica já a 100 m da entrada, a cachoeira do Suspiro. Na foto a seguir visualiza-se o nome de todas as cachoeiras, assim como as distâncias entre cada uma. Ressalto que todas elas têm um ótimo volume d’água e são todas lindas, nenhuma decepciona. As fotos não fazem jus à beleza do local! Porém, a mais esperada e incrível realmente é a última, o Salto Grande (literalmente! rs). Essa 14ª cachoeira do passeio é daquelas que merece estar nas listas de cachoeiras mais bonitas que você já viu!

Todas as cachoeiras da rota com as respectivas distâncias entre elas
Tá chegando!

Aproveite seu tempo, faça a trilha sem pressa, pois o local é muito bonito e dessa forma você pode caminhar com segurança. Não se esqueça de levar água e um lanchinho.

A Reserva funciona das 7h30 às 17h30, mas o horário limite para subir a trilha é às 15h de novembro a fevereiro e às 14h de março a outubro.

Olha a subiiiiiida rs Essa é a final!
A lindíssima, a exuberante, a maravilhosa!!! Salto Grande!

Quero aproveitar este post para divulgar outro local em Corupá que fica ofuscado pela beleza da Rota das Cachoeiras. Lembra que tentei visitar as cachoeiras e a Reserva estava fechada? Pois bem! Nesse dia descobri o Parque Natural do Braço Esquerdo – Evaldo Paust. A estradinha de acesso é um pouco pior que a da Rota das Cachoeiras, mas siga com o carro até onde der, pois daí já está bem perto do local.

Cachoeira do Braço Esquerdo
Cachoeira do Braço Esquerdo

Lá também é um conhecido ponto de escalada na região, com ótimas vias e até uma gruta. A trilha para a cachoeira do Braço Esquerdo tem só 100 m de extensão e ela é muito bonita, tem 90 m. No site você consegue mais informações. A entrada custa R$ 15,00 e o local tem camping.

Com este post mostro uma dentre as joias de Santa Catarina, estado de tantas belezas!

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *