Esse é um lugar tão lindo que nem acredito que só é mais conhecido pelos brasilienses e moradores da região. A rota é uma ótima pedida para quem está em Brasília, já que você pode fazer esse passeio como um bate e volta. Porém, vai precisar de um carro para chegar ao local. Eu, no caso, aluguei um em Brasília.
O Rio Itiquira fica na região de Formosa (GO). Se você acessar o local pela fazenda Citates (antiga fazenda Indaiá) para visitar a cachoeira do Indaiá ou fazer a trilha de lá até o topo do Itiquira, são cerca de 70 km de Brasília. Se fizer o passeio somente ao Salto do Itiquira, são mais ou menos 115 km de percurso. O ideal é visitar num dia de sol, e se você vem de longe especialmente para isso, os meses centrais do ano costumam ser os mais secos. Em caso de possibilidade de chuva não vá, podem ocorrer trombas d’água.
Você pode fazer o passeio de 3 formas e todas as opções são lindas:
- Acessar a cachoeira do Indaiá, indo somente até a cachoeira principal (cerca de 800 m de trilha a partir do estacionamento).
- Visitar apenas o Salto do Itiquira (Parque Municipal do Itiquira) e serão uns 15 minutos de calçada pavimentada (450 metros).
- Fazer a trilha desde a cachoeira do Indaiá até o topo do Itiquira e voltar (4 km só de ida).
Além disso, algumas pessoas ainda pegam a trilha que desce do topo até a base do Salto do Itiquira (uns 40 minutos), ou se estão embaixo, o contrário, sobem da base até o topo (cerca de 1,5 km, que dá mais ou menos 1 hora porque a subida inicial é bem íngreme), continuando ou não a trilha até as cachoeiras do Indaiá.
Este é o mapa da trilha para que entenda essas opções. A cachoeira do Indaiá seria a Primeira cachoeira, e o salto do Itiquira está na outra ponta. O que aparece como Segunda cachoeira é a Véu de Noiva. Por isso você pode ir de carro apenas em uma das extremidades, ou fazer a trilha completa de uma ponta à outra e voltar.
A cachoeira do Indaiá tem 15 metros de altura, mas apesar de não ser muito grande ela é muito bela, tem um ótimo poço para nadar e a cor da água é de um verde incrível. Se você não vai fazer a trilha toda, vale a pena ir só até essa cachoeira, pois como disse, fica a 800 metros do estacionamento (em um caminho desnivelado) e é um ótimo local para se passar o dia. Paguei R$ 15,00 para entrar na fazenda Citates e acessar o local, mas você pode verificar no site as condições antes de ir.
Para chegar à fazenda Citates:
- Na saída Norte de Brasília pegue o caminho para Formosa pela BR-020.
- Passe por Sobradinho, por Planaltina e continue seguindo em frente 9 km desde a última saída para Planaltina.
- Faça a volta por debaixo do viaduto seguindo sentido São João da Aliança e Chapada dos Veadeiros (estrada BR-010 GO118, após passar por uma construção ao lado direito da pista BR-020).
- Siga reto 15 km na pista principal (BR-010/GO118) até o posto da Texaco Posto Advance.
- Vire à direita na próxima entrada em frente ao posto.
- Siga nesta estrada por 2 km, desça a baixada e entre na primeira estrada de terra à esquerda.
- Siga na estrada de terra 8 km e quando encontrar uma bifurcação pegue a via da esquerda.
- Siga sempre reto e você chegará em Fazenda CITATES.
O Salto do Itiquira está na lista das 10 maiores cachoeiras do Brasil, com 168 metros de altura. Esse lindo salto por si só também já é um ótimo passeio, pois tem fácil acesso para todos e uma estrutura com estacionamento, bancos, banheiros e calçamento. Paguei R$ 10,00 de entrada, mas verifique no site e no Facebook sobre a taxa atual de entrada no Parque Municipal do Itiquira. Para chegar a essa unidade de conservação, o acesso se dá pela rodovia GO 116. Virando à esquerda no km 27, entra-se na GO 524, seguindo mais 6 km, chegando então ao Parque. De Formosa, a uns 35 km do parque, há sinalização.
Se vai fazer a trilha desde a Cachoeira do Indaiá até o topo do Itiquira você vai iniciar o percurso pela fazenda Citates. Leve bastante água, pois faz muito calor na região, além de lanche de trilha, e vá de tênis. Esse passeio é muito bonito, pois há vários poços para banho pelo caminho todo (dá vontade de parar em todos), e entre a cachoeira do Indaiá e o topo do Itiquira, em um pequeno desvio, você desce também para a cachoeira Véu de Noiva, com 30 metros de altura. Então a trilha exige um pouco de condicionamento, pois ida e volta serão cerca de 10 km. Para quem curte trilha é uma delícia!
Depois de chegar na cachoeira principal do Indaiá (800 m), caso queira continuar você vai atravessar o poço para o outro lado. Se você estiver fazendo essa trilha sem guia (ela é bem demarcada, então é possível ir sem guia caso se sinta seguro para isso), procure pegar o caminho que margeia o rio, pois depois de atravessá-lo há uma subida bem íngreme que também dá acesso à continuação do percurso, mas é um tanto mais difícil, sendo que se margear o rio chegará no mesmo lugar. Eu não sabia desse caminho e fui pela subida íngreme, mas voltei pelo caminho por baixo.
Mais ou menos na metade da trilha é possível avistar a cachoeira Véu de Noiva. Tem uma placa indicando a descida, que é íngreme. Eu passei lá na volta do topo do Itiquira. Continuando o percurso há muitos poços excelentes para banho e pequenas quedas d’água. O caminho de ida de 4 km às vezes parece maior, por causa do desnível principalmente para voltar. Chegando no topo do Itiquira a vista para o vale é linda! Uma placa avisa para não ultrapassar onde está a queda, para sua segurança fique atento. Você pode relaxar nesse poço final antes da queda, que é bem tranquilo.
Nesse ponto antes da queda, cruzando para a outra margem e subindo, está o acesso à trilha que vai para a base do Itiquira (encontrei pessoas que estavam vindo da base do Itiquira lá no local que me disseram que levaram 1 hora nesse percurso). Eu encerrei meu passeio aí e retornei para o estacionamento próximo à cachoeira do Indaiá. Esse trecho que fiz deu, ida e volta, mais ou menos umas 3h de trilha, que considero nível médio de dificuldade. Aí o tempo total lá vai depender do quanto vai querer ficar curtindo as cachoeiras e poços.
Seja visitando somente a cachoeira do Indaiá, ou somente o Salto do Itiquira, ou fazendo a trilha toda, o circuito Indaiá-Itiquira é uma excelente opção para um passeio de 1 dia saindo de Brasília.
É preciso atravessar o rio? Precisa nadar ou a travessia pode ser feita caminhando? é muito fundo?
Pretendo fazer a trilha nos próximos dias e estou estudando qual o melhor trajeto e os cuidados necessários.
Desde já agradeço.
Oi! Logo no começo há um ponto onde precisa atravessar o rio, mas não precisa ser pela água, pois há pedras em que se pode caminhar facilmente sobre elas para chegar à outra margem. Depois disso a trilha é feita inteira na margem esquerda do rio. Não é necessário nadar para acessar toda a trilha. A maioria dos poços é rasinha, todos ótimos para nadar e aproveitar. Pode ir tranquilo e não se esqueça de levar água e protetor solar. Se tiver mais dúvidas fique à vontade para perguntar, ficarei feliz em ajudar 🙂 Obrigada por visitar o blog e volte sempre!
Com relação à tromba dagua? existe essa possibilidades durante a travessia?
Não aconselho a ir em dias de chuva… melhor esperar um período de sol por segurança…
Muito legal! Alguns extremamente pontos válidos! Agradeço escrevendo isso post e também o o
resto do site é realmente bom.
Muito obrigada por visitar o site e volte sempre!
Olá! Parabéns pelo site. Vc poderia dar alguma dica de empresa em Brasília que faça esse percurso? Obrigada
Oi! Tenta este: (61) 9601-5596, Wilson. Se não der certo esse me avisa. Obrigada por visitar meu site e volte sempre!
ola tudo joia, somos de uma empresa de ecoturismo em brasilia e fazemos esse percurso, inclusive fazendo rapel na cachoeira veu de noiva.. uma experiencia unica..
https://www.cerradovertical.com/inscricoes
Existe alguma opção de restaurante para almoçar próximo à cachoeira Indaiá?
Na saída do Indaiá tem um posto de gasolina que serve almoço (self-service), outra opção é na estrada de chão do Indaiá, tem uma chácara que a proprietária serve almoço, o nome do lugar é: Cantinho do céu, tem uma faixa indicando a entrada, já comi lá, gostei. O ideal é reservar, é um lugar muito simples, tem pessoas que não gostam. O telefone é: (61)999852834.
Oi,tudo bem ? Assisti a um a vídeo do Yan Carso no Youtube chamado: Ela nadou pelada.(obs. esse vídeo tem esse nome porque ele mostra uma jovem naturista estrangeira tomando banho nua na cachoeira no meio do público vestido). Ele postou que é em Itiquira. Se você assistir a esse vídeo poderia me esclarecer : As cachoeiras que passam no vídeo são as do véu de noiva e do Indaiá na sequencia ? Tem área de camping, alojamento perto dessas cachoeiras ? Pois notei no vídeo que a moça vai embora nua sem levar nada na mão. Desde já agradeço. O meu sonho é conhecer o Brasil inteiro. Em Goiás só conheço Goiânia e Pirinópolis.
oi… olha, pareeece ser sim a cachoeira Véu de Noiva… na sequência seria apenas um trecho do rio que dá para nadar, já que a trilha margeia o rio no percurso todo.. Porém, a cachoeira do Indaiá fica no início da trilha, longe desse ponto (4 km), seria a primeira. Muito obrigada por visitar meu site e volte sempre!
Pode acampar no local?
Oi, Ikaro! Pode sim, mas não sei se está funcionando na quarentena… para garantir, entre em contato com: (61) 9833-8344 WhatsApp – Adriano.
Muito obrigada por visitar meu site e volte sempre!
Muito bacana o texto, queria saber se la pode entrar cachorro.
Oi, Jenifer! Não sei dizer, mas vc pode entrar em contato com (61) 9833-8344 WhatsApp – Adriano. Muito obrigada por visitar meu site e volte sempre!
Olá! Muito lindo o local, trilha maravilhosa, cachoeiras incríveis, levem colete para entrar na água, na cachoeira véu de noiva tem uns buracos, dá uma sensação de falsa segurança, vc vê o povo com a água na canela e pula pra chegar perto do queda d’água onde é bem raso, nesse percurso a água te leva pro lado onde é fundo. Nesse momento comprando uns colete para aproveitar ao máximo esse local lindo. Na cachoeira Indaiá é maravilhosa e bem rasa tem um cordão de seguramente. Parabéns a equipe Indaiá. Passamos um dia incrível e voltaremos mais vezes.