Um dia eu assisti ao desenho Up: Altas aventuras e fiquei doida para descobrir onde ficava a tal da terra das cachoeiras gigantes. Para minha surpresa o que apareceu na pesquisa foi a pequena cidade de Prudentópolis, no centro do Paraná (depois eu descobri que o lugar em que o desenho se baseou foi o belo Monte Roraima, que será tema de um relato futuro).
A região tem mais de 100 cachoeiras variando entre 80 e 196 metros! Além disso, essa cidade, colônia de ucranianos, tem um gostoso clima cultural com igrejas e comida típicas. Conhecida como “a pequena Ucrânia”, é possível encomendar um jantar típico ucraniano e conhecer as delícias dessa culinária.
A mais alta queda (inclusive a maior da região sul e uma das maiores do Brasil) é o Salto São Francisco, com 196 metros, a cerca de 75 km do centro de Prudentópolis (imagem que abre este post). Belíssimo, ele pode ser visto por um mirante, que já vale muito a pena, ou acessado por baixo por uma trilha de cerca de 2 horas de ida, de nível médio de dificuldade, com cerca de 3 km. Na parte de cima do salto tem uma área de lazer com outra cachoeira menor, com 12 metros, o Salto dos Cavalheiros, ótima para banho.
Já o Salto Barão do Rio Branco tem 64 metros de altura e o acesso é bem fácil. A cachoeira impressiona pelo volume d’água e fica a 19 km do centro da cidade. Nesse local tem uma usina de energia, e dá para ir na parte baixa por uma escadaria com 478 degraus. Ele é muito bonito e dá para nadar mais longe da queda. A parte de cima é um belo mirante.
Outra parada imperdível são os saltos São Sebastião e Mlot. São 2 cachoeiras de 120 metros exatamente uma de frente para a outra! Ficam a 29 km de Prudentópolis. Na parte de cima há um mirante, mas a visão não é muito boa. O interessante é acessar pela trilha, com cerca de 45 minutos, mas um pouco íngreme, por isso deve-se tomar cuidado. Nesse local há taxa de entrada de 10 reais. Neste vídeo dá para ter uma ideia melhor do que é uma cachoeira de frente para a outra.
A 30 km do Salto São Sebastião está o Salto São João (a 22 km do centro de Prudentópolis). Ele tem 84 metros de altura e é visto só por cima, de um mirante. Também dá para ir em sua cabeceira por uma trilha fácil, pagando 10 reais de entrada, e o contato do local é esse.
Próximo da cidade (14 km) há o Salto Manduri, no recanto Rickli. O local tem uma infraestrutura semelhante a um clube, com piscina, restaurante, camping e churrasqueiras e é cobrada uma pequena taxa de entrada.
O Recanto Perehouski fica a 24 km da cidade e, apesar das quedas d’água pequenas em comparação com as outras da região, é um local com uma paisagem muito bonita.
A RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Ninho do Corvo (25 km da cidade) é um local para a prática de esportes radicais, como rapel e tirolesa.
Essas são as principais cachoeiras da região, mas há muitas outras, como os saltos gêmeos, que são avistados da estrada, o salto sete, a cachoeira do Miguel, o salto Jacutinga e muitos outros.
Além das cachoeiras, é possível visitar as igrejas típicas ucranianas (elas têm até missas no idioma ucraniano), como por exemplo a igreja Matriz de São Josafat e a igreja Matriz de São João Batista. Há também o Museu do Milênio, que resgata e preserva a cultura e a história dos imigrantes ucranianos. No caminho para as cachoeiras, observe as casas, todas com muitas cores, o que os guias de turismo dizem ser típico também, e os faxinais, sistema de criação de animais em que eles são criados soltos.
Prudentópolis fica a pouco mais de 200 km de Curitiba e a pouco mais de 600 km de São Paulo, de onde existe ônibus direto. É possível visitar os atrativos de carro próprio ou contratar um guia com veículo particular. Seja como for, para informações sobre os caminhos e guias turísticos, entre em contato com o Departamento de Turismo (site e Facebook) da cidade, que é bem prestativo e indica também pousadas e campings. Você pode pegar com eles um mapa da cidade e das cachoeiras para planejar sua visita, como este, que mostra todas as cachoeiras que citei.
Prudentópolis é um daqueles lugares para ir várias vezes na vida e que com certeza terá as cachoeiras mais lindas que já visitou!
Amei Prudentopolis. Graças às suas dicas conheci todos os principais e mais belos atrativos da região. Gostaria de voltar na Páscoa, para assistir a cerimônia típica ucraniana. Quem sabe não marcamos de voltar juntas. Beijos e parabéns por esse maravilhoso blogue, Pimenta
Obrigada, Sheila! Fico feliz em ajudar e também de participar de seus eventos maravilhosos! Valeu mesmo!
Lembra das pessankas?
E eles não sabiam quem era Clarice Lispector
sim! kkk foi ótimo!
Parabéns pelas dicas Sabrina, belos registros, vou deixar anotado na minha lista de lugares pra conhecer, tenho viajado pouco mas a vontade é imensa.
Obrigada, Leandro! Deixa na lista que vale a pena conhecer esse lugar!
Bom dia Sabrina!
Em nome da Secretaria Municipal de Turismo e do Centro de Informações Turísticas agradecemos pelo belo trabalho realizado por você aqui em Prudentópolis. Com certeza, muitos irão utilizar da sua escrita para conhecer a cidade.
Parabéns e seja sempre bem vinda!
Puxa, muito obrigada! Fico feliz em divulgar esse lugar tão especial pra mim! Com certeza voltarei!
Olá, Sabrina.
Você poderia dizer qual foi o local em que ficou hospedada ou, ainda que não tenha se hospedado, que conheça e indicaria? Vi que algumas cachoeiras ficam um tanto quanto distantes do centro da cidade. Olhando no mapa, parece-me que, por logística (para não ter que dirigir vários km’s de ida e volta todos os dias), compensaria uma hospedagem fora da cidade, em meio a rota das cachoeiras. Estou certo?
Parabéns pelos relatos. É a primeira vez que entro no site e gostei muito.
Oi, João! Eu indico hoteis na cidade, como o hotel Burack e o hotel Elite. Há um camping dentro da cidade, o da Teodorinha. Quem quer se hospedar fora pode optar pelo Recanto Perehouski, lá tem hospedagem também. Na verdade todas as cachoeiras ficam longe uma da outra. Então o recomendado é contratar um guia ou agência para te levar em cada cachoeira, ou então ir de carro. Para conseguir o contato de guias com carro entre em contato com a Secretaria de Turismo de Prudentópolis, que coloquei o contato no post. Muito obrigada e se tiver mais dúvidas pode pergunta! 😀
João, sou da Secretaria de Turismo de Prudentópolis, se tiver mais alguma dúvida pode acessar o blog: http://infoturprudentopolis.blogspot.com.br/p/hospedagem.html
Tem a página do turismo no facebook: https://www.facebook.com/turismoprudentopolispr/notifications/
Qualquer coisa estamos a disposição também no Centr
João, pode falar com a Secretaria de Turismo meeesmo, eles são extremamente prestativos e podem resolver esses problemas de hospedagens e guias! 😀
Olá!
O Projeto Cachoeiras Gigantes está medindo as maiores cachoeiras do Brasil.
Atualmente, o Salto São Francisco é a nona mais alta da região Sul e a vigésima terceira mais alta do Brasil.
Conheçam o Projeto Cachoeiras Gigantes em http://www.facebook.com/cahoeiras.gigantes.
Que legal, vou conhecer! Obrigada por acessar o blog, volte sempre!
O Projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já encontramos quedas d’água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas.
Ranking atualizado das mais altas quedas d’água do Brasil:
1 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM.
2 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA.
3 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
4 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS. (#)
5 – Cachoeira Véu de Noiva – 282 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC. (#)
6 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
7 – Cachoeirão – ~270 m – Chapada Diamantina – BA.
8 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS. (#)
9 – Cascata Diagonal – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
10 – Cachoeira do Tigre Preto – ~250 m – Cânion Fortaleza – RS/SC.
11 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT.
12 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC. (#)
13 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA.
14 – Cachoeira do Cavalo Baio – ~215 m – Baependi – MG.
15 – Cachoeira da Fumacinha – ~210 m – Ibicoara – BA.
16 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG.
17 – Cachoeira do Desabamento – ~200m – Barcelos – AM.
18 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS. (#)
19 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
20 – Cachoeira do Bananal – ~200 m – Bananal – MG.
As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.
Que legal, eu já fui: 2, 5, 6, 10, 16. 19.
Quero conhecer as outras 🙂
Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
Obrigada por visitar o blog!